ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS

A educação com bases cristãs, aponta a educação por princípios bíblicos como alternativa, para a formação de cidadãos reflexivos e conscientes de seus deveres para com a sociedade, sem perder de vista a preocupação com a proposta curricular estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacional.
Ela corresponde ao ensino e aprendizagem bíblico de raciocínio cristão que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada disciplina no currículo escolar. Por isso é definida como um método de estudo e investigação que desenvolve o raciocínio por princípios a partir dos fundamentos bíblicos identificados em qualquer disciplina e ensina o aluno como pensar e apreender e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo a reflexão da causa para o efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Pode-se observar que a Abordagem por Princípios Cristãos prioriza o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e respeito ao bem comum, bem como a inserção da ética na vida dos educandos, com o compromisso de cumprir todos conteúdos propostos, que tem como função nortear as práticas pedagógicas de uma escola, sem perder de vista os Parâmetros Curriculares Nacionais que se constituem em documentos norteadores das práticas educativas da educação brasileira.
A proposta de Educação por Princípios Cristãos mostra uma organização sobre uma estrutura escolar e corpo docente, em que todos precisam ter o mesmo objetivo para buscar um importante resultado que é ver os educandos pensando e raciocinando diante do mundo em que se vive, o que as vezes não ocorre no meio educacional.
Para que uma educação seja considerada Cristã ela deve ser pautada na Bíblia e em três pontos: Filosofia (por que), Currículo (o que) e Método (como). Cada um destes pilares busca responder a indagação filosófica matriz da didática da Educação por Princípios Cristãos.
Filosofia: Centrada na moral cristã, tendo Cristo como fundamento e modelo. Aponta para quem ou o que está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno para o externo.
Metodologia: Educação por princípios, uma maneira de ensinar e aprender que coloca a palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o educando como pensar e aprender. É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter, constrói uma educação baseada numa perspectiva cristã.
Desenvolve o raciocínio criativo, constrói o conhecimento por meio da investigação e fundamenta o aprendizado na aplicação de princípios bíblicos. Usa Fichários de Anotações como exercício de mordomia na educação, e enfatiza a aplicabilidade do conhecimento. O ensino é visto como um processo individual, adequado à necessidade de cada criança. Opõe-se a métodos pré-fabricados e consumistas, que acarretam dependência do meio psico-social.
Currículo: Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na Criação. É comunicado como uma experiência viva do educador para o educando, através de seu exemplo e domínio da matéria. Opõe-se a apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias que não promove no educando uma visão integrada e responsável[1].

Comentários