ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS
A
educação com bases cristãs, aponta a educação por princípios bíblicos como
alternativa, para a formação de cidadãos reflexivos e conscientes de seus
deveres para com a sociedade, sem perder de vista a preocupação com a proposta
curricular estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacional.
Ela
corresponde ao ensino e aprendizagem bíblico de raciocínio cristão que faz das
verdades da Palavra de Deus a base de cada disciplina no currículo escolar. Por
isso é definida como um método de estudo e investigação que desenvolve o
raciocínio por princípios a partir dos fundamentos bíblicos identificados em
qualquer disciplina e ensina o aluno como pensar e apreender e identifica os
fundamentos do conhecimento, conduzindo a reflexão da causa para o efeito,
visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Pode-se
observar que a Abordagem por Princípios Cristãos prioriza o desenvolvimento da
autonomia, responsabilidade e respeito ao bem comum, bem como a inserção da
ética na vida dos educandos, com o compromisso de cumprir todos conteúdos
propostos, que tem como função nortear as práticas pedagógicas de uma escola,
sem perder de vista os Parâmetros Curriculares Nacionais que se constituem em
documentos norteadores das práticas educativas da educação brasileira.
A
proposta de Educação por Princípios Cristãos mostra uma organização sobre uma
estrutura escolar e corpo docente, em que todos precisam ter o mesmo objetivo
para buscar um importante resultado que é ver os educandos pensando e
raciocinando diante do mundo em que se vive, o que as vezes não ocorre no meio
educacional.
Para
que uma educação seja considerada Cristã ela deve ser pautada na Bíblia e em
três pontos: Filosofia (por que), Currículo (o que) e Método (como). Cada um
destes pilares busca responder a indagação filosófica matriz da didática da
Educação por Princípios Cristãos.
Filosofia:
Centrada na moral cristã, tendo Cristo como fundamento e modelo. Aponta para
quem ou o que está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do
interno para o externo.
Metodologia:
Educação por princípios, uma maneira de ensinar e aprender que coloca a palavra
de Deus no coração de cada matéria e ensina o educando como pensar e aprender.
É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter,
constrói uma educação baseada numa perspectiva cristã.
Desenvolve
o raciocínio criativo, constrói o conhecimento por meio da investigação e
fundamenta o aprendizado na aplicação de princípios bíblicos. Usa Fichários de
Anotações como exercício de mordomia na educação, e enfatiza a aplicabilidade
do conhecimento. O ensino é visto como um processo individual, adequado à
necessidade de cada criança. Opõe-se a métodos pré-fabricados e consumistas,
que acarretam dependência do meio psico-social.
Currículo:
Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a
perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na Criação. É comunicado como
uma experiência viva do educador para o educando, através de seu exemplo e
domínio da matéria. Opõe-se a apresentação fragmentada e meramente informativa
das matérias que não promove no educando uma visão integrada e responsável[1].
Comentários
Postar um comentário