HISTÓRIA DA ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS

A Educação por Princípios Cristãos é de origem norte-americana. Através de seus estudos, que durou cerca de trinta anos, Verna Marie Hall e Rosalie Slater, descobriram que o caráter americano distintivo cristão era o fundamento da liberdade e da identidade como povo de sua nação, e que estes aspectos estavam sendo ameaçados.
 E com esta visão fundaram em 1965 a F.A.C.E. (Fundação para Educação Cristã Americana- Foundation for American Cristhian Education), com o objetivo de formar um caráter cristão em crianças.
A Educação por Princípios Cristãos chegou ao Brasil em 1988, através de Cida Mattar. Com o primeiro grupo de estudo para a abertura da primeira escola por Princípios na Igreja Batista da Lagoinha, e em 1989 a escola é fundada com o nome de “Escola Cristã da Igreja Batista da Lagoinha”, mas posteriormente teve o nome alterado para “Colégio Cristão de Belo Horizonte” no estado de Minas Gerais.
Roberto Rinaldi e Cida Mattar fundam no dia nove de abril a Associação de Escolas Cristãs de Educação Por Princípios (AECEP) em São Paulo.

A associação é uma organização não governamental e interdenominacional, e tem como objetivo administrar as escolas de Educação por Princípios no Brasil, além de oferecer treinamentos e workshops para o aperfeiçoamento dos profissionais da educação desta área.
 Sua missão, visão e valores estão em todos os materiais e inclusive no site, sendo eles:
· Visão - “promover a formação e apoiar o desenvolvimento de escolas cristãs com base na Educação por Princípios”.
· Missão - “escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade integrados na formação de uma geração com caráter e competência, manifestando o valor do modelo educacional bíblico para transformar a nação”.
· Valores - “cooperação nas realizações e no desenvolvimento de soluções; intercâmbio de conhecimentos e de experiências para crescimento corporativo”.
·  Compromisso com a bíblia como fundamento; unidade de princípios e propósitos entre associados e excelência em todas as ações como expressão do caráter de Deus”.

Comentários