OS PILARES DA EDUCAÇÃO
De
modo geral, o sentido da palavra “pilar”, é entendido como a base ou o
fundamento de sustentação de uma obra. Fazendo uma analogia para a área da
educação, “pilar” ou “pilares”, melhor dizendo, são expressões que podem ser
usadas para explicar o processo de construção dos conhecimentos, servindo como
base para o desenvolvimento integral de uma educação significativa.
JACQUES D’ELORS
• APRENDER
A CONHECER.
É possível quando tornamos prazeroso o ato de compreender,
descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações,
libertação da ignorância.
• APRENDER
A FAZER.
É a possibilidade de ir além do conhecimento teórico e
passando para prático.
• APRENDER
A CONVIVER.
Essencial à vida humana, e que, muitas vezes, se torna um
empecilho para a convivência em uma sociedade interativa.
• APRENDER
A SER.
Desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a
criatividade e elevar o crescimento de conhecimentos, além de ter em
mente um sentido ético e estético perante a sociedade.
EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS
• SABER
CONHECER.
O conhecimento das questões teológicas ajudam o indivíduo a
entender a si e consequentemente consegue entender o outro.
• SABER
FAZER.
É por meio da ação, que o cristão vai demonstrar o que de
fato aprendeu na Palavra de Deus, mostrar no cotidiano o que aprendeu dos
ensinamentos divinos, pois o conhecimento sem ação é vão, já o conhecimento com
ação gera transformação que por sua vez, gera motivação.
• SABER
SER.
É saber ser uma pessoa especial, com uma missão a cumprir. É
saber que é possível viver bem consigo e com os outros. Deixar de viver no
individualismo, abandonar o egoísmo, viver em comunidade, desenvolvendo o
verdadeiro amor cristão, buscando a harmonia. Enfim, saber aproveitar o tempo e
viver bem, tendo como base de sustentação para sua vida cristã, o saber
Ser, para poder saber conviver.
• SABER
CONVIVER.
O saber que vai garantir uma vida cristã segura é o da
convivência. Faz parte da educação, aprender a lidar com pessoas diferentes,
tratar de assuntos relevantes, não falar mal dos outros, não usar a força para
resolver conflitos, demonstrar gentileza e sinceridade no tratamento com os
colegas e educadores.
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