OS PILARES DA EDUCAÇÃO

De modo geral, o sentido da palavra “pilar”, é entendido como a base ou o fundamento de sustentação de uma obra. Fazendo uma analogia para a área da educação, “pilar” ou “pilares”, melhor dizendo, são expressões que podem ser usadas para explicar o processo de construção dos conhecimentos, servindo como base para o desenvolvimento integral de uma educação significativa.
JACQUES D’ELORS
       APRENDER A CONHECER.
É possível quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações, libertação da ignorância.
       APRENDER A FAZER.
É a possibilidade de ir além do conhecimento teórico e passando para prático.
       APRENDER A CONVIVER.
Essencial à vida humana, e que, muitas vezes, se torna um empecilho para a convivência em uma sociedade interativa.
       APRENDER A SER.
Desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade.
EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS
       SABER CONHECER.
O conhecimento das questões teológicas ajudam o indivíduo a entender a si e consequentemente  consegue entender o outro.
       SABER FAZER.
É por meio da ação, que o cristão vai demonstrar o que de fato aprendeu na Palavra de Deus, mostrar no cotidiano o que aprendeu dos ensinamentos divinos, pois o conhecimento sem ação é vão, já o conhecimento com ação gera transformação que por sua vez, gera motivação.
       SABER SER.
É saber ser uma pessoa especial, com uma missão a cumprir. É saber que é possível viver bem consigo e com os outros. Deixar de viver no individualismo, abandonar o egoísmo, viver em comunidade, desenvolvendo o verdadeiro amor cristão, buscando a harmonia. Enfim, saber aproveitar o tempo e viver bem, tendo como base de sustentação para  sua vida cristã, o saber Ser, para poder saber conviver.
       SABER CONVIVER.
O saber que vai garantir uma vida cristã segura é o da convivência. Faz parte da educação, aprender a lidar com pessoas diferentes, tratar de assuntos relevantes, não falar mal dos outros, não usar a força para resolver conflitos, demonstrar gentileza e sinceridade no tratamento com os colegas e educadores.

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