OS SETE PRINCÍPIOS

A educação por princípios cristãos dá ênfase a sete princípios que norteiam o processo educacional, tendo em vista os objetivos que cada um deles proporciona na formação humana, que são:
       Princípio do Autogoverno - O desenvolvimento desta habilidade gera o domínio próprio, capacidade dada ao ser humano, que foi criado a imagem e semelhança de Deus para governá-la. Submeter a minha vontade em obediência a Deus é a marca da liberdade. A medida que aprendemos a governar as áreas de nossa vida, podemos influenciar de maneira positiva outras pessoas e situações.É a capacidade de controlar suas atitudes em qualquer lugar, é por isso que somos capazes de cumprir as regras sem dificuldades, mesmo que não gostemos delas.

       Princípio da Aliança – enfoca o valor da união e tem por objetivo fortalecer os vínculos dos relacionamentos, baseados no amor. É através dos relacionamentos que podemos nos ajudar mutuamente a crescer em sabedoria e maturidade. A fonte para a harmonia de todos os relacionamentos deve ser o amor.

       Princípio da Individualidade – valoriza a singularidade de cada ser humano com o objetivo de que cada um se perceba como um ser único. Cada um tem sua própria história, características diferentes, portanto reagimos de formas diferentes. Mas todos merecemos compreensão e respeito.

       Princípio da Semeadura e Colheita – trata-se de permitir que se “colham os frutos” de cada atitude semeada, sendo elas positivas ou negativas, promovendo a consciência e responsabilidade por cada escolha que se faz.

       Princípio do Caráter – caráter é a marca que identifica a personalidade de cada indivíduo. O nosso caráter fica evidente através de nossas escolhas, pois elas são baseadas naquilo em que cremos e demonstramos através de nossas ações.

       Princípio da Mordomia - está relacionado ao ato de cuidar de algo que a nós foi confiado, neste sentido utilizamos deste princípio para gerar zelo, responsabilidade e organização quanto aos pertences utilizados em nosso dia a dia. Administrar, cuidar, zelar, proteger, conservar uma propriedade, utilizar ou desenvolver nossas habilidades, preservação da natureza, administrar o tempo com responsabilidade, cuidar dos objetos que recebemos, organização e limpeza do espaço individual e comum.


       Princípio da Soberania – trata-se do reconhecimento da supremacia de Deus sobre todas as coisas. É necessário ressaltar que a proposta de uma educação por princípios bíblicos ultrapassa a esfera da religiosidade humana, não se limitando ao que foi historicamente padronizado como cristianismo, e sim buscando na essência dos livros bíblicos os seus referenciais de valores e saberes. Deus nos criou com habilidades que devemos desenvolver. Podemos dominar a leitura, a escrita, a matemática, fazer descobertas e desenvolver técnicas. Mas, não podemos esquecer que a fonte de toda força e poder é o Deus criador.

Comentários