EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS CRISTÃOS

Escolhi focar o blog na Educação Por Princípios Cristãos por ser algo diferenciado, e por estar presente em uma pequena parcela da população, já que muitas pessoas não entendem o verdadeiro significado de uma educação por princípios cristãos, achando apenas que as escolas que são vindas de uma determinada religião é que podem ter esse tipo de ensino e essa inquietação me segue desde a mocidade.
É comum que as pessoas relacionem a educação por princípios cristãos com religião, porém é necessário esclarecer que essa proposta de educação tem por base os princípios bíblicos e isto não a vincula com uma religião específica e sim com a Bíblia Sagrada.
Essa abordagem reflete sobre as possibilidades de trazer para as crianças:
  •   crescimento intelectual e um caráter simétrico sustentado pelos princípios cristãos;
  •  incentivo da utilização das faculdades mentais na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem comum;
  •  desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo;
  •  desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a escolha profissional e a formação familiar;
  • desenvolvimento da autoestima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança.
A educação por Princípios visa integrar os valores da ciência com os princípios bíblicos para a formação de um cidadão integral em seus valores e saberes.
Principais diferenciais:
· Entende-se que o conhecimento vem de Deus e revela a sua glória;
· A lei moral de Deus é o referencial para a ética e moral dos relacionamentos;
· O processo de ensino e aprendizagem é relacional, e a família deve estar presente no processo educacional escolar, pois os pais são responsáveis diretos pela educação dos seus filhos;
· O processo de ensino e aprendizagem envolve: pesquisa raciocínio, relacionamento, registro e aplicação;
· Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;
· Visão criacionista das origens – planejamento e propósito para a vida;
· Participação integrada da família.
A Educação por Princípios Cristãos pode colaborar na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, formar indivíduos de moral elevada, que tenham ética em suas ações, que respeitem seu próximo e atuem onde estiverem com responsabilidade.
Pode sim ser um elo na construção da cidadania, do respeito ao próximo, na edificação de valores que são essenciais ao homem, para que este viva em uma sociedade harmônica. Essa abordagem pode ser um suporte para auxiliar o professor na sua tarefa de ensinar.
Não defendo que sejam ensinados os preceitos cristãos em todas as escolas, até porque, nosso país é laico e não cabe a nós dizer que o ensino cristão é o melhor e o mais adequado, mas também sabemos que todas as religiões oferecem ao homem ensinamentos que podem ajudá-los em sua educação intelectual, moral, ética, política e espiritual.

O resgate deve ser de valores humanos como o respeito, a solidariedade, a humildade, etc. para que possamos pensar sobre e agir naquilo que pode ser benéfico ao educando, aos pais, aos professores e a sociedade no geral. 

Comentários